Tudo sobre o primeiro semestre do Comprar Usinados: a principal ferramenta de fazer negócios do setor metal mecânico.

Valdecir Pereira, diretor executivo (CEO) do Comprar Usinados foi entrevistado por Mariá Tini da equipe de marketing para contar detalhes do primeiro semestre de funcionamento do portal. Pereira contou um pouco sobre o processo de implementação e desenvolvimento, e deu um “spoiler” sobre o que os clientes podem esperar para os próximos meses.

O portal Comprar Usinados foi lançado em meados de outubro de 2020 pela empresa GRV Software, com objetivo de facilitar a interação e negociações entre compradores e fornecedores do setor metal mecânico.

A plataforma foi implantada estrategicamente durante a pandemia do Covid-19, uma época de muitas incertezas, quando todos tiveram que se adaptar rapidamente a novos hábitos de consumo e passaram a usar mais tecnologias a fim de acelerar e melhorar suas atividades. E no âmbito empresarial, os gestores tiveram que usar estratégias para se manterem e se destacarem no mercado.

O Comprar Usinados é uma plataforma multilateral de e-sourcing para o segmento de usinagem, um modelo de negócio que permite que as empresas realizem os processos de compras, utilizando as melhores práticas de negociação para cada cadeia de suprimentos. Como por exemplo o Uber, de um lado passageiros precisando de meios de transporte e do outro motoristas necessitando de mais viagens. No Comprar Usinados, de um lado compradores que precisam de novos fornecedores e do outro, fornecedores que precisam vender mais.

E por quê de um portal voltado ao setor metal mecânico? 

Ao longo dos anos de trabalho com a GRV, Valdecir foi entendendo e estudando mais as necessidades de seus clientes, e percebeu que o processo de compras era complexo. Faltava algum tipo de ferramenta inteligente, que desse mais agilidade e assertividade no sistema de cotação deste setor. Os compradores, faziam buscas de fornecedores através do google, que nem sempre era eficiente e ainda demandava muito tempo. 

E um dos objetivos do portal, é colocar essas empresas em evidência, com todas as suas características e capacidades de atendimento. Facilitando a busca daquelas que necessitam desses serviços.

Como foram os primeiros processos de implementação, criação até desenvolvimento e evolução?

O Comprar Usinados é um produto em constante desenvolvimento, a primeira demanda foi colocar uma cotação, encontrar uma empresa e obter uma resposta. O desejo dos desenvolvedores, era criar o relacionamento entre compradores e fornecedores, e não queriam cobrar taxas ou comissionamentos. 

Um dos principais desafios de todo esse processo de implementação do Comprar Usinados, é quebrar mitos e mudar hábitos, já que é algo novo para o mercado, mesmo todo mundo usando plataformas para diversas funcionalidades, mas para usinagem ainda tem barreiras.

Quais as novas funcionalidades que os usuários podem esperar?

  • “Uma das coisas que percebemos, é a consulta do Serasa… Nós vamos colocar em breve.” 

Percebemos que uma das ferramentas de um comprador, é a consulta no Serasa, um processo trabalhoso, que necessita de contrato e pagamento de mensalidade. Traremos essa facilidade, será necessário apenas habilitar a função e fazer a consulta dentro do portal, e pagará apenas por consulta e quando utilizar.

  • “Cotações fechadas” 

Hoje o portal só trabalha com abertas, a cotação fechada é quando o usuário já tem uma lista de fornecedores homologados e as solicitações são encaminhadas apenas para essa lista de fornecedores, que já possuem certo relacionamento

Gradualmente, algumas melhorias estão sendo implementadas, escutando e entendendo o mercado, a fim de oferecer soluções que facilitem a rotina e que deem mais agilidade aos usuários. 

Qual o custo do portal? Há cobrança de comissão? E como funciona cada perfil, comprador e fornecedor?

Qualquer empresa pode se cadastrar sem nenhum custo, para compradores o portal é 100% gratuito e para fornecedores, ao se cadastrarem recebem 100 créditos para abrir de forma detalhada as cotações, cada crédito equivale a 1 real. Hoje, esses créditos ainda não são cobrados e acabando o benefício inicial, basta que os fornecedores entrem em contato com nossa equipe para recarregar os créditos. Por ser um portal recém lançado, o objetivo da gratuidade é aumentar o número de usuários e fomentar o mercado. Não há travas comerciais, cobrança de taxas ou comissão e as empresas podem vender, comprar, negociar, quantas vezes quiserem.

Um fato importante, que nem todos os usuários devem saber ainda, é que todas as empresas podem utilizar os dois perfis, tanto comprador como fornecedor, pois todo mundo em algum momento vai precisar contratar um serviço ou comprar um material, então todos são compradores. Para fornecer, basta clicar na opção de fornecedor e se qualificar, ou seja, informar todas as características da empresa e passará a receber as cotações de acordo com seu negócio.

O comprador, com alguns cliques, pode colocar uma cotação e marcar opções, como: tipo de serviço a ser executado, máquinas, peso, tamanho e pode anexar um desenho da peça, se quiser. Com essas informações e por meio de geolocalização, o sistema busca automaticamente por fornecedores já qualificados. Este ponto da qualificação é de extrema importância para que o fornecedor receba cotações somente de seu interesse.

O Comprar Usinados vai além de um portal de compra e venda, pois possui outras vantagens, como a possibilidade de homologar fornecedores, nacionalizar  peças, comparar preços, etc.

Ainda em relação ao mito de cobranças, as empresas podem cadastrar mais de um CNPJ e quantos usuários quiserem, sem nenhum custo adicional.

Para finalizar a entrevista, perguntamos o porquê as pessoas deveriam se cadastrar na plataforma e o Valdecir, responde brincando, que não faz sentido não usarem o portal, pois só há vantagens! O comprador economiza tempo e faz novos parceiros, e os fornecedores vendem mais por terem mais um canal de vendas. É uma oportunidade de divulgação de serviços e de serem encontrados por outras empresas.

Valdecir deixa um recado: “Fale com nossa equipe, estamos à disposição. Nós temos uma equipe maravilhosa que vai te ajudar! Se você é comprador e precisa encontrar fornecedor, você colocou uma cotação no portal e não teve respostas? Fale com a gente, nós vamos buscar essas empresas. Entraremos em contato com o departamento de vendas e encontraremos o fornecedor para você. Nós temos uma equipe comercial para fazer esse trabalho. E se você é fornecedor, quer atender um certo tipo de mercado, dentro do escopo do portal, fale com nossa equipe, diga que tipo de empresa você quer e entraremos em contato com o departamento de compras dessas empresas.”

Assista na íntegra:

Compartilhe:

caldeiraria, compra e venda, comprador, comprar usinados, ferramentaria, fornecedor, grvsoftware, metalmecânico, peças usinadas, usinagem, usinagem de peça

Entre em contato


Quer fazer parte da rede de fornecedores e compradores do Comprar Usinados e ter acesso as melhores oportunidades de negócio de forma organizada, rápida e simples?

Entre em contato com a nossa equipe.

loading...
Comprar usinados
Desenvolvido por Semeia Propaganda.