O que são plataformas multilaterais?

Um modelo de negócio que tem tomado grandes proporções com o avanço da tecnologia, onde todos os envolvidos se beneficiam multualmente.

As plataformas multilaterais são modelos de negócios que oferecem valor a dois grupos distintos e independentes de consumidores, porém, que interagem entre si. Ou seja, as plataformas multilaterais unem um grupo A e um grupo B, facilitando a interação.

O sucesso dessa plataforma consiste em atrair e atender todos os grupos ao mesmo tempo para criar valor. À medida que mais usuários usam a plataforma e se beneficiam da interação, surte o chamado “efeito de rede”. Os efeitos de rede são benefícios de um produto ou serviço que aumentam conforme os usuários também aumentam. Exemplo disto é o Facebook, o qual se torna mais útil quanto mais usuários se inscrevem.

Em muitos casos, não há cobranças dos clientes, sendo uma estratégia para atraí-los e então ofertar a outro segmento. Outros casos, até chegam a dar incentivos financeiros para que se torne cliente, e assim aumente sua rede. Nas plataformas o negócio não cria um valor final, apenas permite a criação de valor.

O conceito de “Plataforma Multilateral” não é novo, já existe há algum tempo, mas cresceu bastante com o avanço da tecnologia da informação. Um exemplo bem antigo, era as páginas de anúncios da lista telefônica, anunciantes ofertando um produto ou serviço e leitores buscando algo para saciar suas necessidades. Atualmente temos inúmeras plataformas, como Uber e Airbnb.

Fonte: Strategy for Executives.

Para ofertar ou comprar algo, não é necessário ser um expert em tecnologia e muito menos possuir uma loja física, basta procurar por uma plataforma que mais se encaixe com o objetivo. A concorrência é grande, muitos negócios parecidos podem surgir, mas o diferencial será na facilidade de uso, foco, nicho de mercado e segmentação.

A GRV Software lançou o Comprar Usinados com o objetivo de facilitar a integração entre compradores e fornecedores do segmento de usinagem. Em um único lugar, as empresas cadastradas podem visualizar e enviar cotações, tudo sem custo algum.

Percebendo que o mercado é bem grande, bastante ativo, mas que as empresas tinham mais dificuldades de se encontrarem. Muitos não sabiam como fazer para conseguir novos clientes e outros, acomodados sempre com os mesmos fornecedores e nem sempre satisfeitos.

Outro agravante encontrado foi a pandemia do COVID 19, onde muitas empresas perderam seus negócios e outras deixaram de atender vendedores pessoalmente, mudando o cenário, de compra e venda, bruscamente.

O maior diferencial do portal é que os compradores podem ser bem específicos em suas cotações, que estas serão enviadas somente à fornecedores que atendam a essas especificações e que estejam localizadas próxima a empresa compradora.

Gostou? Então cadastre a sua empresa e faça parte da nossa rede. Curta e compartilhe nas redes sociais:

caldeiraria, comprar usinados, cotação, metalmecânico, modelo de negócio, montagens industriais, multilaterais, orçamento, peças usinadas, plataformas, plataformas multilaterais, projeto

Entre em contato


Quer fazer parte da rede de fornecedores e compradores do Comprar Usinados e ter acesso as melhores oportunidades de negócio de forma organizada, rápida e simples?

Entre em contato com a nossa equipe.

  • (19) 4062-8720

  • contato@comprarusinados.com.br

loading...
Comprar usinados
Desenvolvido por Semeia Propaganda.