Importância da digitalização na indústria

A transformação digital é uma evolução que sensibiliza a todos e a tudo, desde as atividades do cotidiano aos processos produtivos da indústria.

A manufatura digital, como o próprio nome diz, é a aplicação de tecnologias digitais aos processos produtivos. Tem como objetivo contribuir para o aumento da eficiência e lucratividade das empresas. A essência é manter os processos equilibrados com novas tecnologias, a fim de reduzir custos e otimizar o ciclo de vida dos produtos.

De forma básica, a digitalização da indústria, também denominada como indústria 4.0, é uma transformação tecnológica que automatiza os processos dentro de uma organização.

Nos últimos tempos, principalmente devido a pandemia do Covid-19, as incertezas à sociedade aumentaram e causaram fortes impactos ao seguimento industrial. Digitalizar a indústria foi e tem sido uma das soluções para manterem as portas abertas.

De acordo com um estudo recente conduzido pela Infosys, junto com RWTH Aachen University, e com 433 executivos de indústrias de manufatura em países como EUA, China, França, Alemanha e Inglaterra, mostrou que as empresas que estão se modernizando e aderindo aos conceitos da Indústria 4.0 em seus processos, esperam por resultados maiores que seus concorrentes. Entre os benefícios aguardados, foi o aumento de eficiência operacional e a ampliação do ciclo de vida dos equipamentos industriais em torno.

No Brasil, a realidade é outra, ainda estamos bem aquém do esperado, o Brasil ocupa a 66ª posição no Índice Global de Inovação, ranking que reúne 129 países.  A colocação brasileira é completamente incompatível com o fato de o país ser a nona maior economia do mundo.

A transformação digital é uma realidade na indústria e está quebrando paradigmas para que uma verdadeira evolução aconteça. Precisa ser vista como uma mudança cultural, que vai digitalizar todos os seus setores, implementando uma nova filosofia de pensamento e cultura.

A manufatura digital no Brasil é uma grande tendência, necessitando de atenção especial dos gestores para as mudanças que ainda precisam ser implementadas. As empresas que investirem em tecnologia e digitalização dos processos, terão grandes chances de sair na frente dos concorrentes e de passar pela transição para a Indústria 4.0 com mais facilidade.

Um ponto bastante importante em toda essa transformação, além do investimento em novas tecnologias, é o treinamento das equipes, a fim de que todos realmente entendam os benefícios que essas mudanças proporcionarão e que se preparem para o manuseamento dos novos equipamentos.

A competência de responder de forma flexível e efetiva às rápidas mudanças da demanda e a novos desafios, será de extrema importante quando a pandemia  acabar. A demanda por todos os tipos de bens voltará a crescer e as fábricas terão de se adaptar rapidamente.

A Indústria 4.0 e seus termos tecnológicos possibilitam maior integração e a adoção de tecnologias físicas e digitais. Por isso, é necessária uma reestruturação de toda a companhia, para que seu modelo de negócio prospere por meio de análises estratégicas.

A manufatura digital é o futuro do setor, e como toda novidade, é necessário realizar adaptações e repensar velhos hábitos para colocá-la em prática. Independentemente do ramo de atuação, este é um investimento que compensa e colocará a empresa em um novo patamar no mercado.

Compartilhe:

automatização, comprar usinados, digitalização da indústria, digitalizaçãoindustrial, indústria 4.0, industria4.0, manufatura, manufatura digital, manufaturadigital, tecnologiadigital, transfomação tecnologica

Entre em contato


Quer fazer parte da rede de fornecedores e compradores do Comprar Usinados e ter acesso as melhores oportunidades de negócio de forma organizada, rápida e simples?

Entre em contato com a nossa equipe.

loading...
Comprar usinados
Desenvolvido por Semeia Propaganda.