Compras 4.0: Como novas tecnologias tem impactado o setor de compras

A revolução industrial também tem impactado o departamento de compras, denominando o setor como Compras 4.0, processos operacionais e administrativos das empresas têm sido impactados por tecnologias e serviços digitais inovadores.

O setor de compras de uma empresa, sempre foi responsável pelas compras de insumos, visando redução de custos. Porém, nos últimos tempos, com o avanço de tecnologias, a idéia de lucrar com tais atividades, passou a ser possível.

Até algum tempo atrás, as compras eram basicamente realizadas por ligações telefônicas direto para seus fornecedores, hoje é bem mais comum a comunicação através de e-mails e outros meios digitais.

Também já é possível encontrar organizações que integram toda a cadeia de suprimentos com o departamento de compras, para facilitar a aquisição de matérias-primas através de sistemas que se conectam direto aos fornecedores.

Hoje, os sistemas informatizados e a automação de processos já são realidade na rotina operacional de grande parte das empresas, dado o potencial de otimização que representam para o negócio.

A automação de processos é um diferencial para quem busca aumentar a produtividade, ser mais competitivo e deseja vender mais. Quando se trata de compras 4.0, automatizar se torna uma ação imprescindível, pois é essa prática que fornece as condições necessárias para que esse formato de negócio seja viável e traga vantagens estratégicas. É o trajeto mais curto de promover a introdução dos recursos tecnológicos em uma organização. Com a utilização de ferramentas e soluções tecnológicas, tem objetivo de simplificar, organizar e agilizar os processos internos, a fim de reduzir os custos.

A automação acelera o processo de praticamente todas as atividades referentes à área de compras da empresa. Desta forma, cotações, ordens de serviços, registros de entrada e saída, recebimentos e contratos são criados e realizados com mais agilidade. Assim, os profissionais do setor têm tempo para dedicar-se a atividades de valor estratégico para a companhia, sem desperdiçar suas competências com tarefas mecânicas e repetitivas.

Adotando práticas mais modernas, substituindo metodologias ultrapassadas por soluções mais eficazes e informatizadas, gera um aumento da eficiência e diminuição de erros. Evitando desperdícios, tanto de matéria como perda de tempo de profissionais, as empresas se tornam mais eficientes e rentáveis.

 Os processos digitais podem tornar possível acessar informações sobre preços e estimar melhor os prazos de entrega dos pedidos dos fornecedores e há softwares que fazem esta interação entre comprador e fornecedor, de uma maneira mais rápida e prática.

Entretanto, não há garantia de que a mera presença de um registro digital melhore a empresa, especialmente, se as informações estão desestruturadas e desorganizadas. É necessário avaliar quais processos serão automatizados primeiro, se precisarao passar por alguma mudança ou aperfeiçoamento, já que a tecnologia que será implementada fará parte de toda a cadeia produtiva.

Também é importante que a empresa se organize financeiramente antes de iniciar o processo de informatização, pois mesmo que o investimento inicial seja acessível, deve-se planejar para ter um retorno mais rápido.

Compartilhe:

automação, comprador, comprar usinados, compras, compras4.0, ferramentaria, fornecedor, industria4.0, informatização, peças usinadas, revolução tecnologica, software de compras, usinagem, usinagem de peça

Entre em contato


Quer fazer parte da rede de fornecedores e compradores do Comprar Usinados e ter acesso as melhores oportunidades de negócio de forma organizada, rápida e simples?

Entre em contato com a nossa equipe.

loading...
Comprar usinados
Desenvolvido por Semeia Propaganda.